É muito comum fazermos planos para a busca de uma felicidade sempre futura e em geral vinculada à ação ou expectativa do outro, mas ela depende apenas do quanto estamos engajados com nosso propósito
Quem aqui nunca projetou aqueles sonhos futuros de “quando acabar a faculdade” ou de “quando casar”, ou ainda de “quando ganhar na loteria” que atire a primeira pedra. Mas parece que esse é um hábito muito mais comum e enraizado na vida de cada um de nós, do que realmente assumimos. Pois veja como delegamos uma expectativa de futuro inalcançável para muitos sonhos e envolvemos o outro na projeção dos mesmos. A procrastinação é recorrente e pode ter inúmeras razões e gatilhos para acontecer, mas só há uma coisa com poder de combatê-la: um propósito verdadeiro.
Fácil identificar como a expomos periodicamente a procrastinação naquela lista de promessas que fazemos a cada final de ano, como se por um passe de mágica, tudo mudasse no ano seguinte. E a lista se repete em mais um ano novo, afinal, não aconteceram ações efetivas para a realização das metas contidas nela. O projeto fica só no papel. Há até um certo incômodo, mas como estamos falando de um hábito quase que cultural, ele fica silenciado na íntima frustração pessoal de cada um. Quer mais exemplos de como procrastinamos nossa própria felicidade? Há quanto tempo você adia começar aquela aula de dança que tanto ama? Ou planeja uma viagem dos sonhos que está sendo protelada há anos? Ou ainda deixa de colocar em prática algumas ações na espera de que alguém esteja nessa empreitada com você. Os pretextos se acumulam e nos “convencem” de que são mais poderosos que os objetivos planejados. Entretanto, quando essas metas estão fortalecidas por um propósito, as interferências são mais difíceis de gerar procrastinação. O autoconhecimento é uma boa forma de descobrir nosso propósito e entender que a felicidade é individual, intransferível e pode ser aproveitada desde já.
O Instituto Ideah ministra o practitioner em PNL, no qual a proxima turma começa no dia 29 de agosto, que com carga horaria de 140 horas e certificação internacional, busca atingir melhores resultados, sejam eles pessoais ou profissionais, ajustando “pontos” da mente.
Não perca mais tempo adiando sua felicidade, mude os seus resultados!
Acesse mais informações sobre o curso em neste link.
Gláucia Viola – Jornalista especializada em Psicologia e Comportamento Humano. Trabalhou em redação na criação de publicações como a revista Psique Ciência e Vida e Sociologia Ciência & Vida. Passou também pelos departamentos de marketing das revistas GEO Brasil, Scientific American Brasil, Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, ambas chanceladas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Atuou na produção de material paradidático científico para o Ensino Fundamental e Médio.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.