O começo de um novo ano provoca nas pessoas uma motivação extra e, naturalmente, elas acabam preparando uma lista de resoluções para cumprir durante o novo ciclo que se inicia, como emagrecer, parar de fumar, arrumar um novo emprego, entre outras. Porém, apesar do entusiasmo inicial, as promessas, desejos e metas tem grande chance de falhar e o principal motivo disso é a falta de foco.
Manter o foco não é uma tarefa simples e encontrar soluções para falta dele chega a ser um sonho para muita gente, dado o tamanho da sua importância e influência nos campos acadêmico, profissional, social e também pessoal. Para realmente alcançar os objetivos e não se ver em meio a frustração de quando quebramos a promessa logo nas primeiras semanas é necessário canalizar a atenção. Uma saída é a Programação Neurolinguística (PNL), que dá todo o suporte necessário às pessoas que desejam controlar seus pensamentos, objetivos e sentimentos, tendo domínio sobre si.
“É sim possível controlar nosso foco, mas, para entendê-lo, precisamos aprender antes sobre a Intenção, que é o significado que atribuímos a algo. Quando nós unimos estes dois poderes, Intenção e Atenção, temos o que chamamos de Vontade. É exatamente isso que experimentamos com o gerenciamento do nosso foco: a habilidade de colocar em prática e fazer o que pretendemos de verdade”, revela William Ferraz, diretor do Instituto Ideah.
De acordo com ele, a mais valiosa dica para melhorar o poder de foco e concentração é a pessoa encontrar um “porquê” realmente significativo. “Você tem um ‘porquê’ grande o bastante? Comece com um que você sabe que é importante, mas que muitas vezes sente que não é suficientemente importante e não tem poder para manter e governar o seu foco. Isso é importante? Por que? Siga o porquê das respostas sempre buscando o motivo positivo para chegar a um valor elevado. Chegue ao seu mais alto “por que?”. E perceba então como fica mais fácil se concentrar e estabelecer foco na tarefa”, explica.
Outra dica valiosa para se manter focado é não se concentrar apenas no resultado, mas atentar-se a todo o processo. Se não aproveitar todos os passos ao longo do caminho, fatalmente a motivação diminuirá. Além disso, a única maneira de conseguir uma mudança é estabelecer metas viáveis em seu dia a dia, que se ajustem ao seu estilo de vida. Definir quais as atividades são as mais importantes da lista é outra maneira de se chegar ao objetivo. Além disso, no momento de realizar o que deseja, o ideal é evitar distrações; prestar atenção na respiração e dar sempre um pequeno intervalo entre a realização das tarefas, para desacelerar os pensamentos e estar preparado para mergulhar no próximo objetivo sem influência da anterior.
Para quem busca mais foco, determinação e concentração em 2020, no dia 25 de janeiro, acontece o primeiro treinamento “FireWalking” do ano.