Tornar-se mais íntimo de você mesmo é o ato de amor que transforma sua vida. Está cada vez mais claro que o hábito de olhar para dentro é o passo fundamental para termos uma vida mais leve e harmoniosa. Confesso que levei um tempo até perceber que todos os novos caminhos que encontrava na minha busca por uma vida mais feliz eram na verdade um único caminho, o caminho para o autoconhecimento. Voltar-se para dentro e enxergar o que nos empodera e o que nos limita é o primeiro grande passo nessa jornada. Ao contrário do que aprendemos, porém, não precisa ser com sofrimento. O caminho pode e deve ser alegre e de descobertas. O processo de tornar-se íntimo de você mesmo é um caso de amor. Sem medo de errar, posso dizer que é o caso de amor mais importante da sua vida.
O caminho do autoconhecimento é íntimo, profundo e transformador. Expressando melhor o que significa para mim, eu gosto de usar a metáfora: “Espetáculo da Consciência” que se apresenta em vários atos, com muitos passos, métodos e técnicas. A medida que vamos nos conhecendo, aprendemos a dizer “não” com mais facilidade, trocamos a culpa pela responsabilidade, aceitamos nossas condições como parte do caminho, aprendemos a calçar o sapato do outro, a enxergar novas possibilidades, a ampliar nosso mapa de mundo e assim nos aproximar cada vez mais do nosso propósito de vida.
Nessa jornada precisamos “ativar” alguns recursos, a coragem é uma delas, pois é preciso coragem para olhar para dentro e ver belezas que talvez a gente nem sabia que tinha. Também é preciso coragem para encarar de frente nossos monstros, nossas sombras, as faces obscuras que relutamos tanto em aceitar.
Nesse processo vamos tirando muitas máscaras, as “máscaras do ego”, e a cada uma que cai pelo caminho mais nos aproximamos da nossa essência, do nosso eu verdadeiro, da força poderosa que há dentro de nós. Nosso percurso vai ficando cada vez mais claro. Quanto mais nos conhecemos mais temos discernimento para tomarmos as melhores decisões, para escolhermos os melhores caminhos, os melhores pensamentos e os melhores comportamentos, chegando assim cada vez mais perto do nosso propósito de vida.
Existem muitos caminhos, mas não existe uma fórmula mágica e cada um tem o seu tempo e a sua melhor maneira de iniciar sua jornada. Costumo indicar a meditação sempre que me perguntam por onde começar, mas eu compreendo que muitas vezes começar sozinho não é o mais fácil e, na maioria das vezes, a força de um grupo é fundamental. Gosto também de indicar a terapia, pois a ajuda de um terapeuta é um poderoso facilitador. Também não posso deixar de falar dos treinamentos de alto impacto, pois foi em um deles (no TL Leader Training) que tive o mais profundo encontro comigo mesma e onde me apaixonei por mim.
Então, seja qual for a sua melhor maneira, comece já!
Por uma vida mais feliz!
Escrito Por Patrícia Calixto, Terapeuta Holística especializada em reprogramação mental, comportamental e vibracional.